A passagem bíblica a que se refere o texto acima trata-se de um discurso feito pelo Apóstolo Pedro para defender seus irmãos e explicar àqueles que estavam os acusando de embriaguês, após todos terem sido cheios do Espírito Santo, no Dia de Pentecostes.
A resposta de Pedro à acusação foi tão inspirada por Deus que se transformou em uma pregação e converteu quase 3 mil almas.
Mas como podemos crer que possa ter tocado o coração e proporcionado a transformação e a conversão de quase 3 mil almas o discurso de um homem simples, que não era nenhum teólogo nem doutor da lei, que era um pescador, tinha palavras duras e temperamento forte, evidenciado no Getsêmani, na vez em que cortou a orelha de um dos soldados que foi prender o Senhor Jesus e que, além de tudo isso, embora num momento de perseguição e fraqueza, negou a Jesus 3 vezes?
O fato é que na vida de Pedro, após o mesmo ter visto o mestre Jesus ascender aos céus e ter sido cheio do Espírito Santo, ocorreu uma transformação, só pode ter ocorrido uma mudança, pois Pedro foi acusado de estar bêbado e não reagiu de acordo com seus impulsos, antes, teve palavras sábias, inspiradas pelo Espírito Santo, para explicar para aqueles que o acusavam o motivo da atitude dos irmãos que estavam presentes no dia de Pentecostes.
Todos os apóstolos aprenderam diversas verdades espirituais quando andavam com o Senhor Jesus, presenciaram diversas manifestações do poder e do amor de Deus, curas, milagres e diversos outros feitos do Senhor, porém quando Jesus foi crucificado certamente uma tristeza os atingiu. Mas essa tristeza não durou muito tempo, pois após o terceiro dia Jesus ressuscitou como havia dito, vencendo a morte que não o pode segurar. A alegria e esperança nas promessas de Deus foram renovadas na vida dos apóstolos após os mesmo verem com seus próprios olhos o mestre Jesus ressuscitado dos mortos.
- Revestidos de Poder – A promessa que o Senhor Jesus fez aos discípulos ao ascender ao céu, registrada em Lucas 24:36-49, cumpriu-se no Dia de Pentecostes. Revestidos de Poder = Pentecostes.
A transformação na vida de Pedro aconteceu porque ele recebeu o Espírito Santo de Deus e deixou com que o Espírito guiasse sua vida, lhe desse a direção. Com essa atitude suas palavras duras foram transformadas em palavras sábias, inspiradas por Deus. O medo que acometeu Pedro quando ele negou a Jesus foi transformado em ousadia para que ele pudesse testifica das coisas de Deus e pregar sua palavra.
Observando essa transformação na vida de Pedro, podemos entender que é muito importante para o cristão buscar a cada dia mais a presença do Espírito Santo em sua vida e deixar que o Espírito de Deus dirija seus passos, da maneira como aconteceu com Pedro.
Finalizando, nós cristãos devemos abrir nosso coração para que o Espírito Santo nos transforme a cada dia.
Por
Gustavo - JUBRAC São Roque
Nenhum comentário:
Postar um comentário