Veja também as Postagens mais Antigas no final da página !!



Divulgue sua galera

Você que quer colocar sua galera na internet agora tem um espaço para isso aqui no Blog da JUBRAC São Roque !!

Basta você mandar um e-mail com a foto da sua galera para jubracsaoroque@gmail.com e nós postaremos sua foto.

Participe e apresente sua galera ao mundo !!!




segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Os 5 “levantar” do livro de Jonas

Ao ler o livro de Jonas “percebi” a presença do verbo levantar repetidas vezes. Gostaria de compartilhar uma reflexão baseada nas suas 5 primeiras ocorrências.

1) ORIENTAÇÃO DIVINA

“Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.” (Jonas 1:2)

Jonas ouviu uma orientação da parte de Deus que deveria seguir para Nínive, capital do império Assírio, para clamar contra ela. Hoje a orientação divina está presente por meio da Sua Palavra, a Bíblia. Ela mesma alerta do perigo em não conhecê-la.

2) DESOBEDIÊNCIA HUMANA


“Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.” (Jonas 1:3)

Jonas escolheu desobedecer a Deus. Adão, o primeiro homem, também escolheu desobedecer a única orientação de Deus - não comer o fruto do conhecimento do bem e do mal. E, por meio dele, o pecado entrou na humanidade. Atualmente, também, deliberadamente, escolhemos desobedecer a Deus e a Sua Palavra. E, assim como Jonas, que comprou a passagem para fugir da presença do Pai, gastamos dinheiro para desobedecermos a Deus.

3) DESESPERO HUMANO

“E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.” (Jonas 1:6)

Deus mandou ao mar um grante vento, o quê apavorou os marinheiros. Enquanto isso, Jonas estava dormindo. O mestre do navio, surpreso com tal atitude, o acordou e disse que clamasse ao seu deus. Nos dias de hoje, diante de toda classe de crise, o ser humano é estimulado a buscar toda espécie de deus e de fazer tudo que é tipo de sacrifício. Talvez você diga “Mas funciona!” No entanto, veja o que diz a Palavra em Deuteronômio, capítulo 13, versículos de 1 a 3 :

“Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.”

4) A TEORIA DA SOLUÇÃO

“E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.” (Jonas 1:12)

Os marinheiros descobriram que a desobediência de Jonas causara tudo aquilo e perguntaram qual seria a solução. Em Hebreus está escrito que o Velho Testamente é sombra da realidade exposta no Novo Testamento. Por isso, em Mateus existe um paralelo entre Jonas e Jesus. Veja:

“Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.” (Mt 12:40)

Então, assim como Jonas precisava ser levantado e lançado ao mar para acabar com a “inimizade” entre o mar e os marinheiros, assim também Jesus foi levantado numa cruz e lá morreu para pagar o preço em nosso lugar e acabar com a inimizade entre Deus e os homens.

5) A PRÁTICA DA SOLUÇÃO


“E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.” (Jonas 1:15)

Da teoria à prática há um grande caminho a percorrer. Muitos de nós passam anos ouvindo a resposta, mas sem coragem de assumir o compromisso que acabará com a “fúria” que existe dentro de nós. Buscamos satisfação em muitas coisas (bebida, sexo, drogas, dinheiro fácil), mas nada nos satisfará por completo. O vazio da nossa alma só pode ser cheio por Aquele que a morte não conseguiu deter: JESUS!

A Bíblia diz claramente que devemos nos arrepender de nossos pecados e recebermos a Cristo como único e suficiente salvador:

“Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2: 36 a 38).

Deus já tomou a iniciativa enviando o Seu único Filho para sofrer a condenação destinada a nós: a morte! O PRÓXIMO PASSO É SEU.

Deus abençoe.

Extraído do blog http://henriquevidalp.wordpress.com/
Por Henrique Pedrosa

Nenhum comentário: