Veja também as Postagens mais Antigas no final da página !!



Divulgue sua galera

Você que quer colocar sua galera na internet agora tem um espaço para isso aqui no Blog da JUBRAC São Roque !!

Basta você mandar um e-mail com a foto da sua galera para jubracsaoroque@gmail.com e nós postaremos sua foto.

Participe e apresente sua galera ao mundo !!!




quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ficar é pecado ???

Certo dia fui indagado por um jovem da minha igreja com a seguinte questão: Ficar é pecado ? O Ficar que ele se referia consistia nesses namoricos momentâneos, sem nenhuma espécie de compromisso que são praticados com naturalidade por pessoas, principalmente jovens e adolescentes, que seguem o curso deste mundo.
Quando ele me fez essa pergunta fiquei um tanto confuso sobre como explicaria para ele que embora na Bíblia não esteja escrito "Não ficarás porque é pecado", essa atitude não tem nada a ver com o cristianismo, e vai contra diversos princípios ensinados pelo Senhor Jesus Cristo, embora, infelismente, isso também aconteça no meio cristão.
Então, nessa hora, eu orei a Deus em espírito pedi: Meu Deus me ajude, me de palavras para respondê-lo de acordo com a Sua Palavra. Foi aí que eu creio que o Espírito Santo começou a agir e, em cerca de segundos, veio ao meu pensamento 2 passagens bíblicas. A primeira se enconra em Tiago 5:12, que fala que o cristão não deve ser "Meio termo" em suas palavras, mas deve ser sim, sim e não não", e diz "Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.", e a segunda está em João 8:44, e fala que o diabo é o pai da mentira "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."
Com base nessa duas passagens o Espírito Santo veio trazendo ao meu coração uma espécie de análise do comportamento de quem pratica o ficar, confrontando tais atitudes com aquilo que a Palavra de Deus diz que devemos fazer. E pude concluir que ficar é pecado sim.
Geralmente, quem fica tem como objetivo os prazeres carnais, e coloca em primeiro lugar seu ego, através da busca do sentimento de satisfação, pela conquista da pessoa com quem se pretende ficar, isso é egoísmo. E para alcançar o objetivo geralmente a pessoa se utiliza da mentira, o famoso chaveco, atribuindo falsas qualidades à pessoa desejada e muitas vezes inventando coisas a respeito de sí mesmo só para agradar aquele(a) com quem se quer ficar. Veja o Que o texto de Tiago 5 fala sobre a condenação.
Fora isso ainda tem o o fato de sermos feito por Deus para sermos templos do Espírito Santo, assim como qualquer ser humano, é o que a Bíblia nos diz em ICo 6:18-19 "Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"; ICo 3:16 e I Tessalonicences 5:19 "Não extingais o Espírito."
Bíblicamente o objetivo dos relacionamentos entre um homem e uma mulher é a formação da família, célula essencial da sociedade que propaga valores éticos e morais, essenciais a boa convivência, que tem sido constantemente atacada pelo sistema mundano, por isso, o que sair fora da ótica da família, acaba saindo fora dos planos de Deus.
Se um rapaz se aproxima de uma moça, ou vice-versa, sem nenhuma intenção de ter um relacionamento futuro, deve-se ter muito cuidado, pois a priorização das vontades carnais pode trazer sérias e irremediáveis consequencias. Também há o "brincar com o sentimento alheio" que geralmente acontece quando, antes de ficar se faz juras de amor e após alguns beijos e abraços, esquecesse de tudo o que foi dito e some ou simplesmente age como se nada tivesse acontecido.
Trazendo para a nossa realidade, quantas meninas ficaram com o rapaz pensando que ele era o príncipe encantado de suas vidas e depois se depararam grávidas e abandonadas com seu sonhos destruídos, ou quantos rapazes não tiveram sérias desilusões com aquela que ele acreditava ser sua princesa, mas que depois reparou que ela só queria se divertir por algum tempo e nada mas, aí veio a tristeza, a angústia e a depressão. Ou isso nunca aconteceu ??
Vemos que o ficar tem uma profunda ligação com a mentira, muitas vezes é ela que impulsiona tais relacionamentos, e na verdade não há sentimento verdadeiro entre os envolvidos. Poi bem, quem é mesmo o pai da mentira ???
Partindo desses princípios, se não há intenção ou não se está preparado para formar uma família, nenhum jovem deveria começar um relacionamento, pois, se não houver esse interesse em ambos, há grandes chances de não dar certo, ou ser apenas um relacionamento momentâneo, que pode causar grandes feridas emocionais.
Lembrêmo-nos que, de acordo com a Palavra de Deus, para tudo há um tempo determinado, coloquemos nossas ansiedades e aflições aos pés do Senhor, através da oração e assim, certamente, no momento certo a pessoa certa, colocada por Deus, irá aparecer, e aí sim seremos felizes.

Por
Gustavo

JUBRAC -> São Roque

Um comentário:

Weverthon Rodrigues disse...

Muito bom,Gustavo. Você está completamente certo, nós jovens usamos de todo esse chaveco, e muitos não sabem que estão indo contra os planos de Deus, e por isso ô fazem. Então cabe à nós denunciarmos e testemunharmos tal exemplo.

Paz e bem querido.

Obs: À passagem que fala do tempo de Deus é Eclesiastes 3. No versículo 11b diz algo muito importante confira.

Desculpe me meter.
Se possível, faça uma visita no meu blog e compartilhe comigo de minhas reflexões e post's.
http://weverthonrodrigues.blogspot.com/