Veja também as Postagens mais Antigas no final da página !!



Divulgue sua galera

Você que quer colocar sua galera na internet agora tem um espaço para isso aqui no Blog da JUBRAC São Roque !!

Basta você mandar um e-mail com a foto da sua galera para jubracsaoroque@gmail.com e nós postaremos sua foto.

Participe e apresente sua galera ao mundo !!!




segunda-feira, 18 de abril de 2011

A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO

“Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.” Jo 2:13-16

Neste trecho vemos:
- Jesus agindo de forma enérgica para expulsar do templo tudo aquilo que ofendia a Deus.
- Por quê?
O templo, que é o lugar onde as pessoas deveriam reunir-se para adorar a Deus, estava perdendo seu propósito.
- havia os cambistas, Trocavam dinheiro dos estrangeiros,
- havia vendas de animais para sacrifícios
- há especulações da participação dos sacerdotes nas negociações.

- Com tudo isso, os que realmente queriam adorar a Deus não conseguiam.

- Jesus indignou-se com as atitudes praticadas no templo.

- Hoje, apesar de existirem diversos templos cristãos, de diversas denominações, as atitudes reprovadas por Jesus, infelizmente, ainda acontecem.
- Nos dias de hoje, infelizmente, muitos ainda colocam os negócios antes da adoração a Deus, e se aproveitam da ingenuidade e da falta de conhecimento bíblico das pessoas para ganharem dinheiro de forma desonesta. Essa atitude é totalmente antibíblica como vimos no texto.

- Mas não é nisso que vamos meditar.

- Vamos meditar um pouco sobre cada um de nós como templo do Espírito Santo.
Ler: I Co 6:19-20 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

- Paulo, na 1ª Carta aos Coríntios diz que os cristãos são “O templo do Espírito Santo”.
- E, como cada um de nós tem cuidado do Templo do Espírito Santo?
- Temos nos mantido no propósito para o qual fomos criados (adoração a Deus) ou temos nos desviado do propósito como fizeram no templo de Jerusalém?

Atualmente, muitas são as influências externas que querem nos tirar dos propósitos:
- Vivemos num mundo no qual há a valorização exagerada do capital (bens materiais) e daquele que o tem. Valorizam mais o que você tem do que o que você é. Um exemplo disso é a diferença do tratamento dado a uma pessoa se ela chegar bem vestida em algum lugar e se a mesma pessoa chegar no mesmo lugar com roupas mais simples.
- Vivemos num mundo no qual o egoísmo é muito praticado, e tido como cultura.
- Vivemos num mundo em que a maldade é cada vez mais comum, como vemos nos jornais as pessoas agem de maneira violenta por qualquer motivo.
- Vivemos num mundo em que atitudes de deslealdade, o que é errado perante Deus, muitas vezes é exaltado. (furar fila, trambiques, jeitiho brasileiro, etc)

- Vivemos num mundo em que querem que Imoralidades de todos os tipos se tornem corriqueiras. Coisas como traição, homosexualismo, vícios, mutilação, pearcing, são mostrados na TV, Cinema, Revistas e Livros como coisas normais, apesar de serem totalmente contrários a vontade do Deus da Bíblia.

- E como nós cristãos, estamos agido diante de tudo isso? Como temos nos posicionado?

- Temos nos conformado com a situação do mundo – Todo mundo faz, também vou fazer.
- Ou temos deixado o Espírito Santo nos transformar pela renovação do nosso entendimento, e assim como Jesus fez no templo, agido energicamente para afastar do nós (templo) tudo aquilo que não agrada a Deus.

O exemplo de Jesus nos mostra que para nos mantermos nos propósitos de Deus, como templos do Espírito Santo, muitas vezes temos que ser radicais, agindo de forma enérgica para que aquilo que nos cerca, mas que não agrada a Deus, seja lançado para longe de nós.
E como templos, temos que ter como prioridade dar adoração a Deus, nosso criador, pois para isso fomos criados. Ef 1:4;6. “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.”
E para que nos mantenhamos nos propósitos para os quais fomos criados devemos conhecer e prosseguir conhecendo a Deus por meio do estudo da Palavra e do cultivo de uma vida de oração.

Também devemos buscar ter uma vida de consagração a Deus, buscando a dia após dia a santificação, conforme nos orienta a Palavra do Senhor em Hebreus 12: 14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”
Que Deus nos abençoe, e nos dê força para que sejamos a cada dia verdadeiros Templos do Espírito Santo de Deus.

Por
Gustavo
JUBRAC -> São Roque

Nenhum comentário: