Veja também as Postagens mais Antigas no final da página !!



Divulgue sua galera

Você que quer colocar sua galera na internet agora tem um espaço para isso aqui no Blog da JUBRAC São Roque !!

Basta você mandar um e-mail com a foto da sua galera para jubracsaoroque@gmail.com e nós postaremos sua foto.

Participe e apresente sua galera ao mundo !!!




quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sal e Luz

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
(Mt 5:13 - 16)


Esse texto faz parte das passagens conhecidas como sermão da montanha, nele Jesus ensina diversas verdades espirituais para uma multidão que o seguia e dá instruções sobre a vontade de Deus para a humanidade.

Definições:

Luz – Claridade, Luminosidade, oposto de trevas, conhecimento.
Sal – Sal de cozinha, graça, espírito, vivacidade. Ex. piada sem sal, pessoa sem sal (sem brilho, sem energia)
Definições do Dicionário Aurélio


Como Jesus estava falando para toda multidão, podemos entender que Ele fala para todos aqueles que querem ter uma vida com Deus, com aqueles que se colocam debaixo de Sua vontade, e isso inclui, principalmente, a nós, os cristãos, a Igreja do Senhor.

Jesus fala que somos sal e luz, mas pra que?

Sal
Função do Sal – Salgar, dar sabor, Conservar - dar exemplos (comida sem sal, limão com sal, manga com sal, Carne seca)
Para conservar -> conservar a humanidade dentro dos padrões morais de Deus. A Igreja tem por responsabilidade viver dentro dos padrões de Deus, revelados a nós através da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, e ser exemplo para toda humanidade de como Deus quer que vivamos. É a Igreja quem deve mostrar ao mundo o que devemos fazer e o que não devemos fazer para agradar a Deus, e não o contrário que é a Igreja seguir os padrões do mundo.
Infelizmente hoje em dia isso ocorre em algumas denominações ex: (tatuagens, pearcings, homossexualismo, bebedeiras, etc). Quanto a essas coisa não cabe a nós julgar, mas devemos estar atentos para que o mundo não nos influencie a ponto de nos fazer deixar de lado os princípios de Deus para nossa vida. Sobre essas coisas devemos ter em mente sempre as passagens da 1ª Carta de Paulo aos Coríntios I Co 6:12 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." e I Co 10:23 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."

Na comparação que Jesus fez da humanidade com o sal, podemos perceber que em qualquer alimento no qual colocamos sal, ele muda o gosto do alimento para melhor. Tomando para nós, podemos entender que a Igreja do Senhor deve, através de seu testemunho, influenciar a sociedade de forma a mudá-la para melhor, ou seja, onde houver uma pessoa cristã e outras não cristãs, a influência que deve sobressair é a do cristão. Exemplo dos Palavrões em ambientes de trabalho. Assim, compreendemos que como sal, os cristãos devem ser capazes de através do Espírito Santo que habita neles influenciar os ambientes onde vivem para melhor, segundo os padrões de Deus; e de acrescentar nos mesmos a graça e vida.
Temos que atentar também para o fato de que Jesus disse que se assim não for, para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Não é isso que você quer para sua vida como cristão, não é ? Então seja sal !

Luz
Função da Luz – Clarear, Revelar as coisas, Permitir a Visão (falar que o que vemos é um reflexo da luz nas coisas)
Para permitir a visão -> A igreja deve ser luz para clarear as trevas – as trevas neste caso podem ser entendidas como os padrões morais que regem o mundo (o que o mundo diz que é certo ou errado). Ela deve clarear as verdades espirituais, através da pregação da palavra de Deus, para que aqueles que ainda não conhecem a Jesus possam ver e entender essas verdades espirituais e ser livres dos padrões mundanos através de Jesus Cristo.

Como é sabido de todos, a luz e às trevas não podem coexistir – estar no mesmo lugar. Onde há um não há outro. Portanto, a luz da igreja no mundo deve ser tão intensa que expulse toda a treva. A igreja deve refletir a luz de Deus para o mundo.

O Senhor Jesus diz que nós devemos ser luz para que os homens, vendo nossas boas obras, glorifiquem a Deus (Pai que está no céu).
Se uma pessoa não cristã vai à igreja, essa pessoa deve ver a luz na vida dos irmãos, e diferenciá-la das pessoas que não seguem a Cristo. Mas não é somente na igreja, os cristãos em seus relacionamentos, seja no trabalho, na escola, na vizinhança, entre pais e filhos, entre namorados, entre pessoas casadas, familiares e nos mais diversos casos, devem ser sempre luz, ou seja, qualquer pessoa seja onde for deve notar e falar do bom testemunho dos servos de Deus. Todos devem conhecer o bom testemunho dos servos do Senhor.

Para sermos sal e luz muita das vezes temos que renunciar nossas vontades, nosso temperamento e até mesmo nossos costumes, se eles não estiverem de acordo com a vontade de Deus e principalmente não andar segundo o curso do mundo Rm 12:2 "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

Exemplos:

1 – Pessoas que se irritam com facilidade;
2 – Pessoas que possuíam vícios e se converteram;
3 – Pessoas que eram de outra religião e se converteram;
4 – Pessoas egoístas;
5 - Corrupções, individualismo, etc.

Para concluirmos leremos algumas instruções bíblicas para que possamos ser Sal e Luz.

Mc 12: 29-31
"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."

I Tm 4:12
"Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."

Fp 4: 8
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Por
Gustavo
Jubrac - > São Roque - SP

Nenhum comentário: