Veja também as Postagens mais Antigas no final da página !!



Divulgue sua galera

Você que quer colocar sua galera na internet agora tem um espaço para isso aqui no Blog da JUBRAC São Roque !!

Basta você mandar um e-mail com a foto da sua galera para jubracsaoroque@gmail.com e nós postaremos sua foto.

Participe e apresente sua galera ao mundo !!!




quinta-feira, 16 de julho de 2009

Síndrome de Filho Pródigo

A Paz do Senhor Pessoal !!!

Dando início à Coluna do Pr. Carlos estamos publicando a 1ª parte do estudo que ele preparou, chama-se
"Síndrome de Filho Pródigo", ela faz um paralelo da Parábola do Filho Pródigo c0m os cristão dos dias de hoje. Espero que vocês sejam edificados através deste estudo.
Fiquem na Paz.

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

LUCAS 15: 11 – 24
"E Jesus ensinava dizendo: Certo homem tinha dois filhos. E o mais novo disse ao pai: Pai, dá – me parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou – se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estomago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar – me – ei, e irei ter com meu pai e dir – lhe – ei: Pai pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze – me como um dos teus jornaleiros. E, levantando – se, foi para seu pai, e, quando ainda estava longe, viu – o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou – se ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti – lho, e ponde - lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai – o, e comamos, e alegremo – nos; Porque este meu filho estava moro, e reviveu, tinha – se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar – se."

Fonte: Bíblia Edição Revista e Corrigida


SÍNDROME DE FILHO PRÓDIGO


Jesus como bom mestre que era e é, sempre estava ensinando, Jesus nunca perdeu uma oportunidade sequer, por onde Jesus passava multidões o seguiam.
Jesus estava cercado por todos os tipos de pessoas, atrás dele estavam aqueles que o queria matar, aqueles que queriam tirar vantagem da sua presença, muitos necessitados por uma cura física ou mesmo uma cura espiritual. Jesus era e é perfeito como médico, como terapeuta, como psicólogo, não há aqui espaço suficiente para enumerar suas especialidades.
Gostaria de enfocar neste estudo o seguinte: Porque as pessoas abandonam com facilidade a casa do Pai? Para responder a essa pergunta quero fazer uma análise no texto de Lucas 15:1 – 24, onde Jesus narra à história de um filho que resolveu abandonar a casa do Pai, esta história é conhecida e contada por muitos nas escolas bíblicas dominicais para crianças e adultos como: A Parábola do Filho Pródigo.
Quantas mensagens maravilhosas foram extraídas deste texto, quantas pessoas se converteram a Cristo ouvindo esta palavra.
É bom observarmos que Jesus estava fazendo uso de uma história, muito comum entre os judeus para ensinar verdades espirituais. Através desta história Ele estava mostrando a situação espiritual do seu povo (judeu) diante de Deus.

Podemos aplicar esta parábola em nossos dias da seguinte forma:
A história contada por Jesus, logicamente, está retratando a situação daqueles que abandonam por qualquer motivo a sua casa, isto é, a Igreja. É bom salientarmos que a igreja aqui mencionada, não é a igreja como organização (denominação) e sim a igreja como organismo vivo (corpo de Cristo). O Pai desta parábola é Deus, a casa é a Igreja e o filho é um membro desta Igreja. A fazenda podemos dizer que é o reino de Deus e os bens repartidos entre os filhos são os dons e os talentos dado por Deus para sermos uma benção em sua presença. A parábola contada por Jesus nos mostra o filho saindo de casa, ela não nos mostra como era o filho dentro de casa. Com certeza este filho desfrutava do melhor que havia na casa do Pai, ele se assentava à mesa com o Pai, e seu Pai sempre lhe oferecia o melhor sem restrições, pois ele era seu filho.
É sobre esse aspecto que eu gostaria de falar nesta pequena reflexão, como era o filho dentro da casa do Pai, o que levou esse filho a abrir mão de seus direitos e privilégios como filho para viver uma vida de miséria e de dificuldades longe da casa do Pai.
Esta parábola é vivenciada por muitos, em nossos dias, dentro das igrejas, muitas pessoas agem como esse filho, de um momento para outro resolvem ir embora, abrindo mão de seus direitos e privilégios para viver uma aventura, que muitas das vezes é sem volta.
Gostaria de dar um título bem sugestivo a essa reflexão, pois o assunto que quero tratar nele é o retrato do que vemos em todo o meio evangélico nos dias atuais. Com a graça de Deus na iluminação do Espírito Santo quero intitular esta reflexão de: “SINDROME DE FILHO PRÓDIGO”.

Antes de iniciarmos nossa viagem nesta história maravilhosa que nos traz muitos ensinamentos para crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, vamos entender o que significa as palavras Parábola e Síndrome.
Jesus fez uso de 44 parábolas registrada nos Evangelhos para ensinar verdades espirituais, de sabedoria e de moral.

PARÁBOLA: (vem do grego = parabolé) que significa: Narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca, por comparação, outras realidades de ordem superior.

PARÁBOLA: Geralmente uma história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de Sabedoria ou Moral.

SÍNDROME: (vem do grego = syndromé, “concurso”) que significa: Conjunto de sintomas ligados a uma entidade mórbida e que constitui o quadro geral de uma doença.

Se o jovem da parábola tinha tudo de bom que o pai podia lhe oferecer, porque então, ele toma uma decisão que mudaria totalmente o seu modo de vida. O que levou este jovem em abandonar a casa do pai, achando que fora dela poderia se dar bem ?
Trazendo este ensinamento de Jesus para dentro de nossas igrejas vamos encontrar muitos filhos pródigos, pessoas que experimentaram do melhor que Deus podia lhes oferecer, participaram da mesa do Senhor, tiveram momentos inesquecíveis na presença de Deus e derrepente, decidiram abandonar tudo e partir da casa do Pai.
Vamos notar nesta parábola, que este filho já se encontrava com problemas mesmo estando na presença do pai, deixar a casa somente foi uma conseqüência.
Abordarei alguns aspectos relevantes que influenciaram este jovem a tomar sua decisão, que mudará sua vida por completo, tratarei do Aspecto Social, o Aspecto Econômico e o Aspecto Espiritual deste jovem dentro da casa do Pai.

Continua ...

Por
Pastor: Carlos Roberto Corrêa Dias
E-mail pr.carlos_dias@yahoo.com.br

Nenhum comentário: