Veja também as Postagens mais Antigas no final da página !!



Divulgue sua galera

Você que quer colocar sua galera na internet agora tem um espaço para isso aqui no Blog da JUBRAC São Roque !!

Basta você mandar um e-mail com a foto da sua galera para jubracsaoroque@gmail.com e nós postaremos sua foto.

Participe e apresente sua galera ao mundo !!!




segunda-feira, 13 de julho de 2009

Perguntas acerca de nossa existência.


O que realmente é importante em nossa vida?

Em que devemos aplicar o tempo que Deus nos deu na terra?

Texto Base: Eclesiastes 1: 1-14

Atualmente, vivemos em meio a um mundo capitalista (valoriza demasiadamente do capital “dinheiro”), materialista (valoriza demasiadamente os bens materiais) e imediatista (tudo tem que ser pra já, não sabe esperar); que valoriza mais o “ter” do que o “ser”; que deixa, muitas vezes, para trás diversos outros fatores importantes para a vida do homem, como a cultura, a família, e até mesmo a busca pelo conhecimento de Deus.

Em algumas profissões, pode-se ver claramente essa desvalorização do ser humano como primícia da criação de Deus, pois enxergam o homem como uma peça, uma máquinas que quanto mais produzir melhor, estabelecendo longas jornadas de trabalho e cobrando a pessoa de tal maneira que nem mesmo em sua casa ela consegue se esquecer do trabalho. Profissões que para ser exercidas dependem de uma quantidade infinita de cursos (inglês, especialização, informática, atualizações) e uma preparação fora do comum; uma constante disputa por uma vaga de trabalho (empresas, concursos, faculdades, etc), e uma cobrança de que todos tem que ser o melhor, o que gera stress e, em alguns casos mais graves, até mesmo a depressão.

No Passagem que lemos acima (Ecl 1:1-14), o pregador diz que todas as obras que se fazem debaixo do sol são vaidade e aflição de espírito. Podemos entender que ao dizer “obras que se fazem debaixo do sol”, o pregador se refere ao nosso trabalho diário e a todas as demais coisas que fazemos enquanto vivemos nessa terra.

Não que devamos trabalhar relaxadamente porque tudo é vaidade, muito pelo contrário, devemos fazer o melhor em nosso trabalho, conforme diz a Bíblia (Ef 6:5-7 e Cl 3:22-23). O que eu entendo que o pregador quis dizer, é que nós não devemos supervalorizar o nosso trabalho, nem o dinheiro, nem os bens materiais, enfim, nada que está debaixo do sol, ou seja, que pertença a este mundo. Tudo isto é importante para vivermos aqui, porém não deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas, pois como disse o Senhor Jesus, nós não pertencemos ao mundo (Jo 17:13-17). Com relação às coisas materiais, nós devemos buscar primeiramente a Deus, e nossa confiança deve estar nele (Mt 6:31-33).

Certamente devemos sim trabalhar e lutar pelo nosso pão de cada dia, porém devemos colocar as nossas ansiedades nas mão do Senhor, através da oração, crendo que a nossa vitória e o nosso sucesso em qualquer atividade vêm de Deus, é Ele quem nos dá a vitória (Sl 20:7).

Veremos a seguir alguns exemplos de pessoas da atualidade que supervalorizaram os bens materiais, são bem sucedidas, mas não ainda não possuem a verdadeira alegria nem a paz em sua vida:

- Michael Jackson;
- Amy Winehouse;
- Britney Spears;
- Adriano (jogador), etc

Não devemos ser como eles, mas repetindo, devemos “buscar primeiramente o reino de Deus, e todas as demais coisas nos serão acrescentadas”.

E como eles, eu creio que cada um de nós conhece alguma pessoa, que tem de tudo, mas é infeliz e não tem paz. Isto acontece porque elas não possuem o maior de todos os tesouros, o único que pode nos dar a alegria e a paz verdadeira, “JESUS”.

Por isso, nós que já recebemos Jesus em nossa vida temos que agradecer a Deus a cada dia, pois podemos ter problemas, podemos passar por dificuldades, mas temos paz, temos a alegria verdadeira, e a certeza de nossa salvação, porque temos Jesus em nossas vidas, e sabemos que com Ele andamos de vitória em vitória, e através do Seu Espírito Santo temos poder para vencer o mundo (I Jo 5-4).

Devemos também ter sempre em nossa mente que nossa vida aqui na terra é passageira (IPe 1:24, Salmos 90-9, Tg 4:13-14) e que a nossa verdadeira morada não é aqui, e sim nas moradas celestiais (no céu) junto com Deus, as quais Jesus foi preparar para a sua Igreja (Jo14:1-3, Hb 11:13-16).

Sabedores disto, não devemos colocar nosso coração nas coisas deste mundo, que são corruptíveis, pois todas elas passarão, mas devemos nos aplicar e colocar nosso coração nas coisas eternas, permanecendo sempre firmes com Jesus, buscando conhecer a cada dia mais a Tua palavra e nos relacionando com Deus, dia após dia, caminhando com Ele como nosso Pai e nosso amigo (Jo 15:14-15).

Respondendo as perguntas do início de nosso estudo:

O que realmente é importante em nossa vida?
Resposta: Temer a Deus e guardar os seus mandamentos Ecl 12: 13-14, Amar a Deus e amar ao próximo Mt 22: 37-39

Em que devemos aplicar o tempo que Deus nos deu na terra?
Resposta: Lembrar-nos do Senhor Ecl 12:1, Trabalhando para o Senhor ICo 15:58, Juntar Tesouros no céu Mt 6: 19-21

Por
GustavoHenrique O. Santos
JUBRAC São Roque

Nenhum comentário: